1. Criando uma conta
Para criar uma conta, totalmente gratuita, basta clicar em REGISTRAR-SE DE GRAÇA. Lá você vai encontrar a opção de fazer login com o Facebook, caso prefira, ou registrar-se normalmente. Basta preencher seus dados conforme for sendo pedido, e ao final clicar em CRIAR A SUA CONTA.

2. Procurando o que você quer
Pra procurar algo no site, basta ir na caixa de pesquisa e digitar a PALAVRA-CHAVE do que você deseja. Palavras-chave são sempre mais rápidas e eficientes de achar o que se deseja. Uso o site todo em inglês, nunca usei em português, então sempre procuro por palavras-chave em inglês (quando tenho dúvidas utilizo o Google Translate). Na própria caixa de busca já diz "Faça a busca em inglês".
Exemplos: bikini, hot pants, dress, skirt, shoes.. 

Outro modo de procurar o que você quer, é indo nas CATEGORIAS e pesquisando. Dá pra clicar em uma determinada categoria e digitar uma palavra-chave pra localizar ela apenas dentro da categoria escolhida. 

3. Escolhendo o melhor produto

Achou o que queria mas encontrou milhares deles a preços diferentes? Relaxa, tem algumas opções pra você filtrar sua procura:
  • colocar a opção de entrega no Brasil  
  • mostrar por ordem de mais comprado (orders)
  • mostrar por ordem de preço (crescente, decrescente ou com desconto) (price)
  • mostrar por ordem de vendedor online no momento (seller online)
  • colocar a opção de frete grátis (free shipping)
  • mostrar por ordem de vendedor mais rateado (favoritado/com mais feedbacks) (top rated/ratings)
  • caso queira produtos que possam ter mais de uma peça e queira so uma, colocar a opção de uma peça só (1 piece only)
Após filtrar como deseja, é só entrar em cada produto (por exemplo, os três primeiros) e ir vendo as fotos de cada um, a descrição, a oferta de tamanhos, e os feedbacks deixados. É importante ver quantos pedidos já foram feitos pra esse produto. Não adianta sair pedindo produto que nunca foi vendido e achar que vai vir direitinho, isso não tem como saber. O mais recomendado é pedir produto que já foi vendido e tem feedbacks positivos. 


4. Que tamanho pedir

Essa é a parte principal. É onde você terá mais chance de errar. Então preste muita ATENÇÃO! Você irá encontrar as tabelas com os tamanhos em cm na aba Product Details do produto. 

4.1: Peças de roupa:

Sempre lembrar que eles são CHINESES! Chinês é sinônimo de pequeno, little, pingo de gente, entãããão não dá pra sair confiando que o P, M e G deles vai ser igual ao nosso. 
S (small/pequeno)M (médio) e L (large/grande) é a numeração padrão deles. Quando não for assim, vai ser uma tabela de números.

ATENÇÃO: SEMPRE ver na descrição do produto os tamanhos de cada numeração do produto em cm (sim, centímetros, sempre tem informando). Cada vendedor tem sua modelagem!

Caso você decida arriscar e ser um vida loka, depois não vem dizer que não avisei hahahaha já errei muito quando era novata. A maneira mais fácil e certa de se comprar roupa é pegando a fita métrica, se medindo toda e vendo o tamanho na descrição. (se eu tenho 88 de busto e na descrição diz que o busto do M é 88cm e o do L é 90cm, eu peço o L, pois sempre peço pelo menos 2cm a mais pra não correr riscos de ficar apertado, dependendo da peça de roupa que eu quero, claro). 

ATENÇÃO: não se esqueçam de ver os comprimentos dos vestidos! Pegar um vestido equivalente seu e medir é uma boa!

4.2: Sapatos:

Mais uma vez, estamos lidando com chineses! 

ATENÇÃO: já deve ser a 20ª vez que digo isso, mas não saia vendo tabelas de conversão por aí e achando que pode sair pedindo um número fixo sempre. Cada vendedor tem seu padrão de numeração! 

Calço 38 e uma vez pedi uma bota tamanho 9, veio escrito na sola o número 40 daqui do Brasil. Acontece que a bota não entrava nem num pé 37! E eu pedi de acordo com a tabela do produto equivalente à numeração brasileira.
Portanto, de novo, a maneira mais certa de comprar sapatos no site é vendo o tamanho de cada numeração na descrição do produto. Uma boa dica é pegar um sapato do mesmo tipo seu e medir (se quiser comprar um chinelo, meça um chinelo seu, ou mesmo seu próprio pé).




Após a escolha do produto, você pode ou ir adicionando suas peças no carrinho, clicando em ADD TO CART, ou se quiser comprar apenas aquela peça direto, clicar em BUY NOW.

5. Fechando a compra

Após escolher o que você quer e colocar tudo no carrinho, é hora de fechar a compra. Basta ir no carrinho, descer a página até onde diz o valor total e clicar em COMPRAR TUDO (ckeckout). Vai aparecer uma página onde você escolhe a forma de pagamento (cartão internacional ou boleto bancário). 

5.1: Cartão de crédito internacional: 
é a opção que uso e que sempre usei. Pra quem ainda tem dúvidas/ilusões de que dá pra comprar no exterior com cartão nacional, TÁ ERRADO! O nome já diz tudo gente, é internacional. Pra comprar com ele, basta colocar os dados do cartão e finalizar a compra. Não tem mistério. 
Muita gente reclama do Ali não aceitar pagamento via PayPal. No começo achei um ponto negativo, mas os dados do seu cartão nunca ficam salvos no site e eu nunca encontrei nenhum site mais confiável que esse. É a minha humilde opinião. 
Pra comprar, basta o cartão ser desbloqueado pra compras internacionais. No meu caso, tenho que ligar pra Central pra desbloquear sempre que quero fazer uma nova compra, foi a opção que minha mãe escolheu por questão de segurança. Acho que dá pra deixar ele desbloqueado por até 90 dias seguidos, você escolhe por quantos dias ele fica desbloqueado e pra quais países. Nem todos os cartões são assim, há cartões que já vêm desbloqueados em qualquer país fora do Brasil, sem limites de dias.

ATENÇÃO: não adianta fazer a compra no dia em que o dólar está mega barato se no dia que virar seu cartão o dólar já tiver aumentado. O valor do dólar cobrado vai ser o do dia que virar o seu cartão! Não esqueça nunca disso, pra não tomar um susto quando a fatura chegar.

5.2: Boleto bancário: 
Comprando com essa opção você tem de 3 a 5 dias pra realizar o pagamento, isso vai depender do vencimento do seu boleto. Caso você não pague o boleto dentro do prazo, ele será cancelado, assim como sua compra. 
Os bancos demoram 1 ou 2 dias úteis para identificar e confirmar pagamentos através do boleto. (caso desista de comprar, ainda vai dar tempo, é só você não pagar). Após essa confirmação, o AliExpress será comunicado. 

ATENÇÃO: o valor em reais do seu pedido vai ser definido no momento em que o boleto for gerado no AliExpress (opção boa pra quem quiser aproveitar o dólar baixo no dia!) e este mesmo valor não irá sofrer alteração. O limite de valor por pessoa no boleto é de 3 mil dólares mensais em qualquer site internacional.

  • Colocando o endereço de entrega
Eles pedem o endereço em inglês e isso só quer dizer uma coisa: sem acentos e sem caracteres especiais como o ç. Outra coisa importante é sempre deixar o mais curto possível.

Exemplo: Rua Tal, 123/321

Depois de feito tudo isso, é só finalizar e esperar aparecer na tela que "sua compra foi realizada com sucesso" <3

IMPORTANTE: após a finalização da compra, o vendedor terá um prazo de 10 dias para enviar o produto. Após enviado, geralmente tem um prazo de 60 dias pra chegar (isso varia de vendedor pra vendedor, mas nunca vi passar disso). Com isso, você deve se lembrar sempre de ir acompanhando esse prazo! Pra isso, basta ir em Meus Pedidos (My Orders), procurar o produto, clicar em Ver Detalhes (View Details) que vai abrir uma janela com um prazo logo no começo da página grifado de vermelho! Esse prazo estará em contagem regressiva e é lá que você acompanha em quantos dias ele poderá chegar na sua casa. Caso esteja faltando cerca de 10 dias pra acabar o prazo, você pode: 

  • enviar uma mensagem pro vendedor pra alertá-lo da demora e esperar que ele responda, em no máximo 5 dias; 
  • clicar em Estender o Prazo (Extend Purchase Protection) faltando no máximo 5 dias antes de acabar o prazo, pois eles tem até 3 dias pra aceitarem esse pedido;
  • clicar em Abrir Uma Disputa (Open Dispute) faltando no máximo 5 dias pra acabar o prazo.

Se você perder o prazo, você não tem direito a mais nada! Lembre-se disso.

6. Recebi o produto!

Após o recebimento do produto em casa, muito provavelmente você irá receber um email do site avisando que a entrega foi efetuada. Independente de receber o email ou não, você sempre que receber um produto deve ir no site, na parte Meus Pedidos (My Orders), procurar o produto recebido e clicar em Confirmar O Recebimento (Confirm Order Received). Ao clicar ele irá te pedir um feedback do produto, é onde você vai escrever o que você achou do produto, se está satisfeita (escrevam em INGLÊS de preferência, eles preferem). É importante não esquecer de fazer isso SEMPRE que receber o produto, pois os vendedores só recebem o seu dinheiro após você confirmar o recebimento. 
Lembrando que você só irá fazer isso caso receba o produto e ESTEJA SATISFEITA!

 7. Não estou satisfeita com o produto!

Caso o produto não tenha chegado na sua casa/tenha vindo errado/tenha vindo trocado/tenha vindo com defeito, você irá clicar em ABRIR UMA DISPUTA (Open a Dispute). Você estará abrindo uma disputa com o vendedor, informará o problema e o site + o vendedor irão analisar o seu problema. Eu particularmente nunca tive nenhum problema, portanto nunca abri uma disputa. 


ATENÇÃO: não esqueça de sempre acompanhar o prazo! Se o prazo acabar, não se pode abrir mais disputa nenhuma e você não tem direito de reclamar de nada! E lembrar de abrir uma disputa faltando no máximo uns 5 dias pra finalizar, faltando menos que isso talvez você não consiga.

Por relatos de leitoras que já abriram disputa, me disseram que após aberta, o vendedor tem direito de se pronunciar e tentar alguma conversa contigo, mas caso ele não se pronuncie, o site irá decidir se você ganha a disputa, e geralmente ganha.

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